Essa é uma queixa muito recorrente da maioria das mães, principalmente aquelas de primeira viagem. Passar uma noite em claro, amamentando seu bebê e ele no fim não acaba dormindo, torna-se muito frustrante e cansativo para qualquer mãe. Saber trabalhar isso da melhor maneira, a fim de evitar novos episódios, tornou-se o principal objetivo para muitas famílias. Portanto, se seu bebê mama toda hora e não dorme, fique com a gente e confira nossas valiosas dicas.

Essa privação de sono da criança acaba atrapalhando até mesmo os pais, iniciando discussões, estresse e mau humor durante o dia. Estabelecer práticas saudáveis e que melhorem essa situação, é uma estratégia bastante válida e importante para qualquer caso. Trate o assunto com bastante cautela e muito estudo, pois isso pode interferir diretamente na vida do seu filho.

Estabeleça uma rotina de sono e bons hábitos

Certamente, alguns problemas relacionados ao seu bebê e a falta de sono do mesmo, estão ligados a uma rotina desajustada e falta de bons hábitos durante o dia. Em suma, é bastante complicado para uma mãe aprender tudo sozinho e conseguir estabelecer algo saudável para você e seu filho, de maneira natural.

A ajuda de profissionais capacitados torna-se necessária, principalmente em casos em que a situação está grave. Estabelecer uma rotina, acima de tudo, prática e bastante funcional, tornou-se prioridade.

Planeje os horários de sono do seu filho, como por exemplo, as 22 horas. Antes disso, por volta das 20 horas, inicie o processo de ritual de sono, na qual você deve começar a diminuir o barulho da casa, a iluminação, busque amamentar seu filho, entre outras coisas.

Muitas mães esquecem desse momento e querem que seus filhos durmam logo após alguma agitação ou atividade anormal da casa. As crianças são bem agitadas e necessitam de um tempo relaxador antes de pegar no sono. Isso facilita bastante e torna o momento de dormir bem mais tranquilo.

Além disso, não podemos esquecer da rotina durante o dia do bebê. As sonecas são fundamentais para o descanso durante o dia e devem acontecer. Controle bem as sonecas e jamais force seu filho a ficar acordado, isso pode estressa-lo e piorar bastante a situação.

Bebê mama toda hora e não dorme: falta de segurança e presença

A falta de sono ou o acordar excessivo de muitos bebês são sinais de insegurança e medo para a criança. É papel fundamental dos pais exagerarem nos cuidados dos bebês, transmitindo muita segurança, presença e carinho para a criança.

O lugar em que ela dorme, deve ser bastante tranquilo e transmitir uma boa segurança para a mesma. Em muitos casos, o bebê acaba acordando muito durante a noite, não apenas para mamar, mas sim porque não se sente confortável e está com medo de algo.

Durante o dia, estabeleça uma boa conexão com seu filho, transmitindo carinho e uma sensação de tranquilidade. Portanto, não deixe passar batido esses aspectos durante o cotidiano de seu bebê, pois o problema pode ser simples e você não consegue enxergar.

Sobretudo, é bastante compreensível um bebê, seja recém-nascido ou um pouco maior, ter medo ao acordar em um lugar, até então desconhecido, ou que não se sente seguro e começar a chorar. Evite isso, deixando claro uma segurança no ar.

Meu leite está satisfazendo o bebê?

Talvez seja uma indagação muito comum entre as mães e que se tornam bastante frequentes em muitas reuniões entre amigas. Muitos comentários a respeito do fato que o bebê mama toda hora e não dorme, entretanto, para responder essa pergunta é necessário ter muita tranquilidade e boa percepção.

Realmente, não conseguimos observar a quantidade de leite que nosso filho ingere durante uma amamentação, principalmente os recém-nascidos. Porém, podemos começar a notar uma diferença de sucção com o passar do tempo da amamentação, diminuindo gradativamente.

Perceba bastante os sinais de seu bebê, os barulhos que fazem ao engolir o leite e também tenha atenção nas fraldas. O aspecto dos cocos são amarelados e são excelentes indicadores de que a amamentação está funcionando.

Como funciona o sono do bebê

Em suma, entender o porque o bebê mama toda hora e não dorme, envolve também conhecer como funciona o seu sono. O sono do bebê é bastante diferente do sono de um adulto e tudo isso deve ser levado em conta.

Sobretudo, esse sono possui alguns ciclos, que iremos explicar. Primeiramente, podemos citar o sono ligeiro do bebê, um sono no qual o bebê ainda não dorme profundamente. Contém uma respiração irregular, mãos fechadas, ele acorda com qualquer barulho ou quando a mãe tenta tirar ele do peito, etc.

Entretanto, também existe o sono profundo, que acontece quando o bebê está completamente relaxado no berço, com uma respiração regular, dormindo profundamente. Esses ciclos de sono podem se misturar durante a noite, hora um sono profundo e hora um sono ligeiro. Certamente, quando seu filho acorda chorando, ele acabou de acordar de um sono ligeiro, seja por um barulho exterior, algum incomodo ou algo do tipo.

Por isso, é importante que o espaço em que ele durma seja repleto de tranquilidade, com o mínimo de ruídos possíveis e que transmita realmente um local para descanso. Em suma, tentar corrigir esses pequenos detalhes citados pode ser a virada de chave para muitas mães, que acabam se preocupando bastante com seus bebês, e deixam de lado alguns detalhes que fazem total diferença no sono dos pequenos.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x