Essa é uma pergunta muito realizada por mães preocupadas com seus bebês, mães que fazem viagens longas de carro, etc. Sabemos que o bebê conforto é um utensílio muito utilizado em carros, principalmente para pais que viajam sempre. Entretanto, deve-se ter ideia que seu uso constante e por muito tempo, pode gerar problemas. Então, nesse artigo falaremos sobre essa polêmica pergunta se o bebê pode dormir no bebê conforto e como tudo deve ser feito.

É importante relatar que, bebês com pouca idade, que ainda não conseguem se sustentar sozinhos, devem ter atenção redobradas no bebê conforto, principalmente em viagens mais longas. Em suma, é um espaço que traz certo conforto para a mãe, seja no carro ou em casa, mas deve ser levado muito a sério quando ouvido as devidas recomendações.

O bebê pode dormir no bebê conforto? Opinião de especialistas

Essa é uma pergunta feita por diversas mães preocupadas com a saúde de seus filhos. Em suma, muitos especialistas tem uma opinião formado sobre o assunto e opinião de maneira bastante interessante e forte. No geral, destacam que se o bebê ficar mais de 2 horas no bebê conforto, ele pode começar a sentir alguns problemas.

Principalmente bebês com menos de 3 meses, no qual não conseguem sustentar muito bem sua coluna, é necessário ter muita atenção e não exagerar no tempo dele no bebê conforto. Então, quando fazer a pergunta se o bebê pode dormir no bebê conforto, saiba que há limites e que eles devem ser seguidos à risca para evitar acidentes.

Então, para viagens mais longas em que o bebê passaria mais de 2 horas no bebê conforto, recomendamos em alguns momentos os pais pararem o carro e fazerem o bebê sair um pouco, mudando sua postura e se movimentando.

Bebê pode dormir no bebê conforto

Riscos por conta do uso prolongado do bebê conforto

O uso prolongado do bebê conforto pode causar um sério risco a saúde do bebê, como há muitos exemplos de casos espalhados no mundo. Aliás, entre os problemas mais constantes relatados por mães e especialistas da área, é em relação a sobrecarga da coluna, trauma craniano e a asfixia postural, quando o bebê dobra o pescoço para a frente.

Todos esses casos podem levar o bebê a morte, em casos de não serem socorridos a tempo. Portanto, é fundamental ficar sempre atento com viagens longas e com uso excessivo desse equipamento.

Trauma craniano

Sabemos que o bebê conforto não é utilizado somente no carro. Muitas mães utilizam o mesmo em casa, em cima da cama, sofá, entre outras coisas. Entretanto, levamos em conta os riscos do mesmo modo, muito por que, muitas mães colocam o bebê conforto em regiões não aconselháveis.

Deve-se evitar deixar o bebê conforto em locais mais alto, principalmente sem supervisão. Em suma, pode acontecer do bebê se mexer e levar a queda do bebê conforto, juntamente com a criança.

Nesses casos, a queda pode ser grave. Além disso, também existe o fato de o cinto do bebê conforto não prender corretamente, podendo gerar uma queda também.

Asfixia postural

A asfixia postural é um dos perigos mais graves quando pensamos se o bebê pode dormir no bebê conforto. Em suma, bebês pequenos ainda não possuem uma boa sustentação no pescoço e não conseguem arrumar suas posturas sozinhos.

Nesse caso, o pescoço pode ser dobrado e comprimir os órgãos internos, gerando problemas graves. Isso pode causar uma queda na saturação, sendo necessário o socorro o mais rápido possível.

O problema da inclinação

A inclinação nesse tipo de aparelho é um problema grave que todos os pais devem ficar atentos. No bebê conforto, o bebê acaba ficando “preso” em determinada posição, podendo enfrentar problemas para respirar, entre outras coisas.

Sobretudo, o recomendado é o bebê ter uma superfície lisa e plana para dormir. Porém, sabemos que dentro do carro torna-se difícil você conseguir isso, por isso deve-se ter uma atenção redobrada.

Para viagens mais longas em que o bebê passaria horas na mesma posição, pare o carro quando sentir que é necessário retirar seu bebê dessa posição e movimentar ele um pouco. Isso ajuda e evita diversos problemas futuros em sua postura. Essa talvez seria a melhor resposta para a pergunta se o bebê pode dormir no bebê conforto.

Como colocar o bebê no berço após sair do bebê conforto

Nota-se algo bastante comum com muitas mães, quando envolvemos tirar o bebê do bebê conforto e colocar no berço. Muitas mães reclamam que a criança acaba acordando, demorando para dormir, entre outros fatores.

Entretanto, não recomendamos que o bebê conforto seja utilizado como uma tática para você fazer seu bebê dormir. Sobretudo, você tem que ensinar ao seu bebê que o lugar correto para ele dormir é no berço.

Fazemos isso através de uma rotina bem trabalhada, focando em prazer e tranquilidade para seu filho. No berço, ele ficará mais confortável e isso fará mais bem para sua saúde, sua postura, etc. Foque sempre em ensinar o mais correto para seu bebê e não o mais fácil no dia a dia.

Caso não haja alternativa, como por exemplo uma viagem mais longa, deixe seu bebê dormir no bebê conforto e foque em uma boa transposição dele para o berço. Isso pode ser demorado no começo, com o bebê tendo dificuldades de pegar no sono novamente, porém deve-se levar isso naturalmente.

Coloque-o no berço, fique com ele, dê carinho e, se for preciso, cante algo que ele goste. Certamente, torna-se fundamental estar perto do seu filho e trazer segurança para o mesmo, vai ajudar muito.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x