Um dos temas mais discutidos entre os pais, como fazer o bebê dormir é uma dúvida recorrente que sempre intriga a maioria das famílias. As noites de sono de seu bebê podem influenciar diretamente sua família, podendo causar transtornos e frustações por um longo período de tempo.

Saber agir para melhorar o sono do bebê é uma qualidade super importante que os pais têm que investir, trazendo mais tranquilidade e saúde para seus filhos. Na maioria das vezes, crianças que apresentam problemas de sono requerem que alguns elementos sejam ajustados nos seus hábitos, sendo crucial o acompanhamento dos pais.

Fazer o acompanhamento com algum especialista também é bastante recomendado, facilitando todo o processo e podendo trazer mais rapidez nas melhorias. Nesse artigo, falaremos sobre como fazer o bebê dormir de maneira tranquila e confortável, gerando resultados positivos para a criança e para toda a família. Fique conosco e acompanhe essas excelentes dicas, todas passadas por especialistas no assunto.

Avalie a rotina diurna do bebê

Para iniciar, sempre devemos levar em conta a rotina diurna do bebê, avaliando todas suas atividades, número de sonecas, entre outras coisas. A relação entre a rotina diurna e o sono do bebê é crucial, tendo que haver um equilíbrio do cansaço que a criança acumula durante o dia e os períodos de descanso.

Caso contrário, o corpo do bebê produz mais cortisol para se manter acordado e acaba atrapalhando seu descanso, pois é um hormônio que dificulta o corpo de relaxar para adormecer.  

Portanto, dependendo da faixa etária do seu filho, é importante ficar alerta de quanto tempo ele pode ficar acordado durante o dia. Caso ele fique acordado mais do que o recomendado, é inevitável que seu corpo irá produzir mais cortisol.

Com isso, a melatonina não irá conseguir fazer efeito durante a noite, aumentando os despertares noturnos do bebê. A melatonina é conhecida como o hormônio do sono, super importante para uma noite de sono tranquila e confortável.

Avalie a questão emocional de seu bebê

Outro ponto muito interessante e importante para avaliar em como fazer o bebê dormir bem a noite toda, tem relação ao afeto demonstrado pelos pais durante o dia. Por exemplo, muito dos despertares noturnos tem relação as questões emocionais envolvendo o bebê.

Um bebê que não tem seu “copo do afeto” cheio durante o dia, irá requisitar afeto dos pais durante a noite, causando inúmeros despertares noturnos. Em suma, esses despertares podem intrigar muitos pais, não sabendo o motivo deles e imaginando possíveis dores ou doença com a criança.

Certamente, um bebê que não tem o afeto ideal recebido durante o dia, vai despertar durante a noite, ver a presença da mãe ao seu lado e, rapidamente, retorna a dormir. Nesses casos, só dele observar sua mãe próxima, já faz se sentir mais acolhido.

Então, recomendamos alguns minutos durante o dia, 15 minutos que seja, para a mãe ter um momento de conexão forte com seu filho. Apenas ficar junto, brincar com ele em seu colo, dançar uma música com ele, entre outras coisas. Essas conexões devem ter relação com a faixa etária da criança, mas acima de tudo, deve-se realizar com os pais.

Passar essa conexão de pele a pele, olho no olho com a criança, é muito importante e passa muita confiança para o bebê. Com isso, melhora seu sono e vira um dos pilares importantes em como fazer o bebê dormir tranquilo durante a noite.

Deixe o ambiente propício para o sono

Por muitas vezes esquecido nas famílias, o momento que antecede uma noite de sono, tem que ser o mais tranquilo possível. Pensar em como fazer o bebê dormir e esquecer pontos cruciais para trás, pode tornar a situação bastante complicada.

Quando anoitecer, busque sempre deixar o ambiente da casa tranquilo, som baixo, luz mais fraca, um ambiente realmente propício ao sono do bebê. Certamente, com isso, os bebês se sentem mais tranquilos e criam uma rotina para esse momento, conseguindo relaxar mais e associar o momento para dormir.

Cabe a família, criar essa rotina dentro de casa que irá favorecer não somente o bebê, mas sim a todos. Essa rotina ganhou fama, muito difundida por especialistas e acabou ajudando bastante as famílias.

Como fazer o bebê dormir: observe a noite do seu bebê

Enfim, após observar essas três excelentes dicas de como fazer o bebê dormir de maneira tranquila e contínua a noite, é de suma importância avaliar seus comportamentos durante a noite. Mesmo quando essas três dicas estão sendo cumpridas de maneira perfeita e, as coisas não melhoram, é necessário atenção.

Nesses casos, pode estar havendo uma forte associação de sono que impossibilita ele de ter um sono contínuo e reparador. Por exemplo, podemos citar situações como, crianças que quando caem a chupeta da boca precisam chorar e chamar os pais para colocarem de volta, crianças que necessitam voltar ao colo ou mamar para voltar a dormir, entre outras coisas.

Essas associações de sono podem se tornar uma dependência para a criança e acabam prejudicando o sono dela e da mãe. Portanto, é importante avaliar se essas associações não estão atrapalhando muito o sono seu e de seu filho, a ponto de ser necessário retirar essa associação da criança.

Como fazer o bebê dormir

Curso Ensinando a Sonhar

O nosso Curso Ensinando a Sonhar consegue agregar bastante na vida de muitas mães e solucionam grandes problemas envolvendo o sono dos bebês. Você aprende tudo sobre o processo de como fazer o bebê dormir e também como identificar se a associação de sono do seu bebê precisa ou não ser retirada para que o sono dele melhore. Clique aqui e saiba mais sobre o curso que mudará de vez o sono do seu filho e da sua família.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x