como-fazer-o-bebe-dormir-bem-a-noite

A necessidade de sono das crianças é muito maior que a nossa. Por isso, é fundamental que você conheça a do seu filho, que varia conforme a faixa etária. Quando não conhecemos a necessidade de sono do bebê, podemos mantê-lo acordado por mais tempo do que ele aguenta, fazendo com que seu corpo produza cortisol em excesso, o hormônio do estresse e do estado alerta. 

Assim, um bebê extremamente cansado, com excesso de cortisol em seu organismo, demonstrará superagitação ao invés de sonolência, mesmo estando cansado, pois ele passou do momento adequado de dormir e, para mantê-lo acordado além da sua reserva de energia, seu corpo precisou produzir cortisol. O resultado disso é que, quando você tentar colocá-lo para dormir, ele provavelmente relutará muito pelo efeito do cortisol, que não permite com que seu corpo relaxe. Vira a famosa “luta contra o sono”. Quando o bebê dorme dentro dos intervalos adequados que sua reserva de energia permite (janela do sono – linkar o artigo de janela do sono) ele suporta bem o tempo acordado e tem um sono mais equilibrado, normalmente dormindo a quantidade de horas necessárias no total (dia e noite). Dessa maneira, ele não luta pra dormir, já que seu corpo não se estressou com os efeitos do cortisol.‬ ‬‬‬‬‬‬‬

Entenda no vídeo abaixo porque o seu filho luta contra o sono:

 

Leia o nosso texto sobre janelas de sono e saiba mais sobre a importância das sonecas para o desenvolvimento do bebê. 

Falaremos neste texto sobre aspectos importantes para ajustar o sono do seu filho. São necessárias as informações certas para se entender como fazer o bebê dormir bem à noite. Continue lendo este artigo e saiba mais sobre esse tema. 

A sua segurança faz o bebê dormir bem à noite

O ponto mais importante para que o bebê consiga dormir bem à noite é a sua segurança para promover as mudanças necessárias em todos os ângulos das 24 horas do dia dele, que refletem em seu sono noturno. Sim, não há nada mais essencial do que este ingrediente para que o processo dê certo! 

O processo de ajuste do sono para que o bebê durma bem à noite envolve mudanças de hábitos muitas vezes difíceis. Você pode estar exausta por precisar balançar seu filho até que ele durma, ou por precisar amamentá-lo todas as vezes que ele acorda, ou porque ele não dorme nada durante o dia e você não tem 1 minuto sequer para você mesma. Apesar deste cansaço, do esgotamento, você não se sente segura o suficiente para mudar tudo o que está ocorrendo por aí, pois sabe que a mudança promoverá frustração no seu filho, e muitas vezes você não aguenta essa frustração dele, não é mesmo? 

Mas, se você for o porto seguro do seu pequeno durante cada passo de mudança desse processo, transmitirá a ele o sentimento de que em qualquer situação, você estará ali para ele, seja nos momentos bons ou nos difíceis. Dessa maneira, você transmitirá que mudanças são necessárias quando uma das partes não está se sentindo bem numa determinada situação. Não deixar haver choro num processo que envolve tantas mudanças, seria controlar as emoções da criança, e ninguém tem como fazer isto. No entanto, você tem como amparar essa emoção, como oferecer seu conforto e mostrar um novo caminho que seja melhor para vocês dois. Essa frustração é um sentimento do seu filho e não seu, então deixe que ele o extravase e o ampare sempre! 

Ensinamos de forma bem detalhada em nosso curso online, cada um dos passos deste processo pra se promover as mudanças necessárias no sono do bebê. Nosso curso online já ajudou mais de 7 mil famílias e é o curso online com mais depoimentos de sucesso no Instagram! Clique aqui e saiba mais sobre o curso que irá mudar a sua vida e a do seu bebê! 

 

Jéssica e Luciana, Ensinando a Sonhar

0 0 vote
Article Rating

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x