O nascimento de um bebê é um motivo de muita alegria dentro de uma família. Observar seu desenvolvimento, as primeiras palavras, os primeiros passos, entre outras coisas, fazem parte de um lindo processo de desenvolvimento. Entretanto, não podemos querer apressar a criança a determinado passo, devemos manter a calma e esperar que ela desenvolva naturalmente suas habilidades com o passar do tempo. O desenvolvimento do bebê mês a mês é bastante angustiante para a mãe, que sempre quer ver as novidades rapidamente.

Esse amadurecimento do bebê é gradual e depende de diversos fatores em seu corpo, como os comandos neurais, que são únicos para cada bebê, no qual cada um tem seu tempo, dentro das faixas de desenvoltura de cada habilidade.

Portanto, observar a evolução da sustentação do próprio corpo, como cabeça e tórax, avaliar o fortalecimento da região ocular, entre outras coisas, é papel das mães e é necessário ter bastante atenção. As evoluções acontecem de maneira repentinas e realmente passam voando. Em suma, nesse artigo, falaremos sobre o desenvolvimento do bebê mês a mês, até os 12 meses de idade.

1º mês

No primeiro mês de vida do bebê, tudo é bastante complicado e qualquer deslize pode causar problemas. Em suma, fique sempre atento com seu filho e acompanhe seu desenvolvimento. No primeiro mês, o bebê ainda não tem a visão e o olfato desenvolvido, muito menos o controle da musculatura de todo o corpo.

Nesse mês o que ele vai mais fazer é dormir e mamar. Tente manter a calma!

2º mês

A partir do segundo mês de vida do bebê, ele já começa a reconhecer seu rosto e consegue ouvir algumas coisas. Então, de certo modo, já consegue fazer alguns movimentos controlados com a mão e até mesmo esboçar sorrisos.

3º mês

Com o desenvolvimento do bebê mês a mês, nessa faixa de idade você irá observar grandes mudanças. Com três meses de vida, seu filho já vai começar a desenvolver sua coordenação, mexendo com brinquedos. Por exemplo, sua visão já está bem melhor e ele consegue observar as coisas ao seu redor, como mãos, brinquedos, rostos, etc.

É um período em que o bebê fica bastante agitado por começar a conhecer coisas novas.

4º mês

O bebê já se encontra mais evoluído e consegue controlar bem suas ações motoras. Nessa fase, ele já cria gosto por objetos e consegue pedir ou buscar aqueles que quer realmente. Além disso, os primeiros dentinhos começam a surgir e, com isso, muita baba aparece no rosto.

5º mês

No quinto mês de vida, o bebê consegue distinguir bem as cores e coisas, se movimenta bastante na cama e adora brincadeiras. É importante ficar atento na hora de dormir, pois nessa idade se mexer bastante na cama pode causar acidentes.

6º mês

Nessa fase o bebê está bastante agitado e consegue realizar diversas atividades que antes tinha mais dificuldade. Ou seja, sentar, brincar com as coisas, entre outras coisas, se tornam rotina e a mãe precisa ficar atenta para evitar acidentes.

Nesse período a criança também começa a ficar ainda mais ansiosa e gosta da presença dos pais a todo momento, podendo chorar quando não vê alguém por perto. Já em relação ao sono, você consegue observar de maneira mais exata os momentos em que o bebê prefere dormir e consegue programar mais seus horários.

7º mês

Seu bebê já passou de meio ano de vida e as transformações vão acontecendo com mais rapidez. Nesse momento ele começa a engatinhar e melhorar ainda mais sua coordenação motora. O ato de bater palmas, querer brincar com tudo, entre outras coisas, se torna uma rotina.

É importante ficar sempre ao seu lado e realizar um acompanhamento das atividades.

8º mês

No oitavo mês de vida, a criança está na fase de querer colocar tudo que pega, na boca. Certamente, fique atento com coisas pequenas, em que ele pode ingerir. Também destacamos nessa fase o início da timidez da criança com pessoas estranhas, começando a negar o colo de quem ela não reconhece.

9º mês

Nessa etapa da vida, é onde a maioria dos bebês começam com as pequenas palavras, mesmo que bem enroladas. Como tudo é novidade, ele vai amar repetir essas palavras e achará tudo isso muito legal.

Alguns bebês começam a engatinhar por essa idade, porém alguns já engatinham e começam a querer ir além.

10º mês

No décimo mês seu bebê estará bem agitado e vai querer pegar tudo na mão. Nessa fase ele começa a pedir quase tudo e, se não atendido, pode começar a chorar. Sobretudo, alguns bebês também costumar iniciar as tentativas de levantar nessa idade, já ensaiando o andar.

11º mês

Esse mês pode ser o início em que seu filho conseguirá andar. Nessa etapa, é fundamental o acompanhamento da mãe e a dedicação de ambos. Sobretudo, o bebê também já melhorou bastante sua coordenação motora e consegue comer diversas coisas sozinho.

12º mês

Muitos bebês já conseguem dar seus primeiros passos nessa fase da vida, ou então sempre estão tentando andar apoiado em algo. O ato de sentar e pegar tudo já se tornou normal e ele consegue fazer isso com muita tranquilidade. Em relação ao sono, é fundamental que a mãe já comece a observar e, em casos de problemas, consultar um especialista no assunto.

Assim, finalizamos o desenvolvimento do bebê mês a mês até o décimo segundo mês. A partir de agora, os desafios são ainda maiores e novas surpresas aparecerão!

desenvolvimento do bebê mês a mês

Atrasos no desenvolvimento: o que fazer?

Sobretudo, por ser um momento bastante crítico e importante na vida de todos os bebês, seus primeiros meses de vida precisam de atenção e de um acompanhamento bastante incisivo. Realizar consultas mensais com pediatras é uma excelente opção, verificando medidas e conversando sobre os possíveis desenvolvimentos de seu filho.

Entretanto, há casos em que as mães realmente observam um atraso no desenvolvimento, seja para firmar a musculatura, o olhar, entre outras coisas. Em suma, nesse momento, não deixe de visitar um profissional capacitado para avaliar seu filho e trazer possíveis resultados para isso. Independente de tudo, faça sempre o que estiver ao seu alcance com a criança, transmitindo amor e carinho, para ela se sentir segura e com vontade de evoluir.

Como auxiliar o desenvolvimento do bebê mês a mês

Nessa fase da vida dos bebês, é de suma importância o acompanhamento dos pais em todas as etapas, além de estarem presentes para proporcionar carinho e segurança para a criança. Então, esse contato bastante próximo nessa faixa de idade ajuda bastante a criança a ganhar confiança e se sentir acolhida, para as novas etapas da vida.

Portanto, brinque o máximo possível com seu filho, fique junto, ajude nos principais momentos de evolução dele e, acima de tudo, fique atento a possíveis acontecimentos estranhos. Nesse período é bastante comum surgirem dúvidas relacionadas ao atraso de desenvolvimento ou adiantamento, acontecendo um mar de perguntas para os especialistas.

Entenda que, cada bebê tem um desenvolvimento único, por isso, evite ficar comparando com os bebês de amigos e afins. Tente entender a evolução do seu filho e, em caso de dúvidas, procure um profissional capacitado.

Curso Ensinando a Sonhar

Em suma, o assunto do desenvolvimento do bebê mês a mês é um tópico que merece atenção e que deve ser debatido sempre que questionado pelas mães, pois as mudanças e as evoluções são constantes, sendo necessário a compreensão em todas as etapas.

Além de ser muito importante para o presente do bebê, também pode interferir muito em seu futuro. Por isso, é crucial um acompanhamento de perto e um especialista de apoio. Atrelado aos fatores de desenvolvimento, uma boa noite de sono para o bebê é fundamental para a organização de sua rotina e um descanso rejuvenescedor.

Nesse aspecto, é bastante válido comentar sobre o Curso Ensinando a Sonhar, um curso que já ajudou milhares de mães pelo Brasil e pelo mundo, trazendo conteúdos atualizados e didáticos, melhorando a rotina dentro do seu lar, principalmente em relação ao sono.

Conheça nosso trabalho e os depoimentos de nossas clientes. A seguir, segue o link de apresentação para conhecer melhor sobre a gente.

Curso Ensinando a Sonhar

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x