Uma prática bastante procurada pelas mães, o desmame noturno é um método bastante delicado e que deve ser realizado com muita calma, de preferência, com o acompanhamento de um profissional capacitado.

As cansativas mamadas durante a noite acabam estressando e deixando diversas mães exaustas, sem saber muito bem o que fazer. Nesse caso, a alternativa de iniciar com o desmame noturno é uma excelente opção, se feito corretamente. O aleitamento noturno pode fazer parte da rotina da criança, sendo necessário bastante calma para mudar esse panorama.

Para você que está buscando dicas de como fazer o desmame noturno, como agir com seu bebê, entre outras coisas, confira nosso artigo e aprenda bastante. Além disso, deixaremos claro os principais benefícios para você e para seu filho sobre o desmame noturno.

Como planejar o desmame noturno

Realizar o processo de desmame noturno da maneira mais leve possível para o bebê, é a meta da maioria das mães. Quando o momento é o ideal para realizar esse procedimento, agir com bastante calma e sabedoria são os pilares para o sucesso.

Para você planejar esse desmame, você deve iniciar observando a alimentação do seu filho durante o dia, tanto com alimentos sólidos, ou mesmo com a amamentação. Consultar um profissional da área e expor os momentos e as quantidades de alimentos ingeridos por seu filho importam muito.

Outro ponto bastante importante no processo, é seu controle emocional com o bebê. O contato que acontece entre a criança e a mãe durante a amamentação é muito forte, trazendo muito conforto e segurança para o bebê.

Sendo assim, esse momento para ele é de extrema importância e ele se sente muito confortável. Nesse aspecto, foque bastante na comunicação e na entrega com seu filho durante o dia, converse, faça brincadeiras, seja bastante emotiva quando puder.

Esse foco no contato com a criança ajuda bastante em todo o processo, trazendo muita confiança e segurança para o pequeno. Portanto, por ser um processo gradual, que em alguns casos se iniciam aos 4 meses de idade, foque sempre no amadurecimento do seu filho. Se entregue de maneira física e emocional, da melhor maneira possível.

Foque na rotina de seu bebê

Capriche na rotina do seu bebê e foque sempre em boas práticas para o mesmo. Realizar atividades controladas, alimentação balanceada, no horário ideal e boas sonecas, são exemplos dos primeiros passos no processo de desmame noturno.

Esse foco constante em todas as etapas da vida do seu filho, tornam-se fundamentais no processo. Foque sempre no bem-estar do seu filho durante o dia, para que seu sono durante a noite seja uma consequência.

Dicas valiosas para o desmame noturno

Algumas dicas importantes na hora de avaliar o choro do seu bebê durante a noite importam, pois, o choro pode enganar nos motivos. Então, em diversas situações, o choro do bebê durante a noite, pode ter relação com outras causas.

Tente sempre entender o problema do choro do seu filho e passe o máximo de confiança para ele. Em suma, situações bastante comuns que ocorrem com muitas mães, os choros relacionados a desconforto por ingestão de alimentos sólidos. Além desse, desconfortos sobre o nascimento de dentinhos no bebê, podendo causar coceira na gengiva, entre outras coisas.

Portanto, vise entender o motivo do choro do seu filho e inicie o tratamento corrigindo esse problema. Em grande parte dos casos, o choro do bebê nem sempre relaciona-se a pedir peito.

desmame noturno

Sentimentos durante o processo

Contendo um processo bastante complicado, o ato de parar de se amamentar pela noite, para um bebê, remete muitas lições e aprendizados. No início, o choro excessivo será um grande parceiro para todas as mães. O bebê ainda sente bastante falta do peito e pode demorar para acostumar, mas a palavra que se deve levar em conta é a calma.

Ter calma durante o processo pode ser a melhor alternativa. Além da calma, seja persistente e siga à risca todas as recomendações dos profissionais. Certamente, esse desmame é considerado bastante complexo e exige bastante de você e da criança.

Evite sempre realizar comparações com outras mães, o tempo de duração do processo de desmame noturno do seu filho, devemos tratar de maneira individual. Entretanto, não há problema nisso e as situações devem ser trabalhadas de maneira individual.

Benefícios do desmame noturno

Os benefícios relacionados ao desmame noturno são valiosos, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Portanto, no caso da mãe, ela retornará a ter uma boa qualidade no sono, sem acordar diversas vezes a noite, aumentará seu tempo de descanso, etc. Tudo isso favorece uma melhoria na disposição e na rotina durante o dia, entre outras coisas.

Além disso, é um passo bastante importante na evolução do filho, acompanhar passo a passo todo o processo de desmame noturno. A sensação é de dever cumprido e de muita alegria.

Em relação ao bebê, o desmame noturno auxilia na questão de independência pessoal do mesmo, bastante fragilizada em certas idades. Portanto, dormir a noite toda e se alimentar apenas durante o dia pode melhorar seus níveis de estresse, acarretando um descanso mais prazeroso.

Em suma, o desmame noturno traz excelentes benefícios para a família, porém o processo deve ser realizado de maneira consciente e com acompanhamento profissional. Assim, não causa problemas para o bebê e, tampouco, a mãe.

Se você chegou até aqui, imaginamos como você esteja exausta, né? Sabemos como é desesperador acordar inúmeras vezes à noite e, nada do que você faça, parecer ajudar seu bebê a dormir melhor…

Nós já vivemos isso na pele, fomos atrás da solução e nos profissionalizamos para ajudar outras mães que como você, sofrem com esse mal. Então, hoje já são mais de 8.000 famílias que tiveram seu sono restaurado após contarem com a nossa ajuda.

Em suma, para você entender melhor, criamos um vídeo que vai te mostrar mais sobre o sono do seu bebê! Para acessá-lo, clique no link abaixo:

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x