Um dos grandes pesadelos da maioria das mães, o sono da criança é motivo de tremenda insegurança e uma mina de problemas em várias famílias. É difícil encontrar alguma mãe que nunca reclamou do sono do seu filho e, infelizmente, muitas delas não encontram as soluções exatas para melhorar isso o quanto antes. Ouvir algumas dicas para seu filho dormir bem são fundamentais para retornar a uma vida prazerosa e com qualidade. 

Esses problemas no sono do seu filho podem surgir por diversos motivos, muitos deles passam até despercebidos. Ficar sempre atento a rotina diurna da criança, as associações de sono que seu bebê tem, entre outras coisas, podem fazer total diferença. É importante entender que o sono do seu filho é muito importante para o seu desenvolvimento e para o bem-estar de sua casa.

Nesse artigo, falaremos dicas simples que podem melhorar o sono do seu filho e melhorar todo o ambiente dentro de sua casa. Entretanto, sempre é necessário buscar conhecimento e tentar entender ao máximo seu filho, isso ajuda muito!

Rotina diurna

Uma das partes mais importantes para que seu filho tenha uma boa noite de sono, é fundamental trabalhar muito bem sua rotina diurna. Deve existir um equilíbrio entre o cansaço acumulado durante o dia e os períodos de descanso durante o dia, para que não haja desequilíbrio da produção de cortisol em seu corpo.

O cortisol é um hormônio que “lutará” com a melatonina, que é o hormônio do sono, causando problemas para a criança conseguir relaxar e ter um sono restaurador a noite. Portanto, de acordo com cada faixa etária, é importante você ter noção da quantidade de sono que seu filho tem que ter durante o dia para que ele não fique acordado além do limite de sua faixa etária, produzindo assim mais cortisol, prejudicando os efeitos da melatonina.

Caso aconteça um desequilíbrio, é bastante provável que a criança acorde durante a noite e que os pais não saibam o real motivo que isso está acontecendo. Por isso, comece sempre avaliando a rotina diurna do seu pequeno e busque corrigir os possíveis erros. É através desse acompanhamento que as dicas para seu filho dormir bem começam a fazer efeito.

Encher o copo do afeto da criança

Essa é uma questão bastante interessante e que deve ser levada muito a sério. Quando falamos de copo do afeto da criança, estamos falando que a criança necessita receber o afeto adequado durante o dia para que não aconteça diversos despertares a noite, no qual a criança requisita o afeto nesse período.

Na maioria das vezes, as crianças acabam acordando e precisam ver que não estão sozinhas, que os pais estão por perto e já logo voltam a dormir. Esse padrão de acordar e rapidamente voltar a dormir após ver os pais, pode estar relacionado a questões emocionais.

Dedique um tempo do seu dia para você ter um contato próximo com seu filho, um momento de alta conexão, buscando despejar bastante carinho e afeto, para que a criança se sinta segura e amada. Evite utilizar brinquedos ou algo do tipo, foque em brincadeiras corporais e em uma conexão sadia entre você e ela. Sempre fique atento a faixa etária da sua criança e faça o seu melhor, como por exemplo, dançar com seu filho durante 15 minutos ao dia, brincar na frente do espelho, entre outras coisas.

Honrar a noite

Traga para dentro de sua casa o movimento que a natureza faz lá fora quando o dia está terminando. Reproduza da melhor maneira a noite dentro da sua casa, diminuindo os barulhos de televisão e rádio, diminuindo a intensidade da luz, realizando atividades mais calmas, etc.

Realizar essas simples tarefas, honrando a noite e trazendo ela para dentro de sua casa, ajudará que seu filho se prepare para uma boa noite de sono. Busque tornar isso uma rotina, trazendo diversos benefícios para a criança, com muita tranquilidade e calma para ela.

Essas atividades solucionam problemas comuns, como a criança acordar logo após dormir, seja por conta de um barulho mais alto, uma luz mais forte, entre outras coisas. Com um ambiente propício para o sono, tudo acontece de maneira mais natural.

Observe a noite da criança: entenda as associações de sono

Após trabalhar de maneira efetiva todo os três elementos anteriormente citados, busque agora focar integralmente na noite de seu filho, isso vai ajudar muito.

Caso os três primeiros elementos estejam sendo cumpridos, e mesmo assim a criança continua tendo problemas com o sono, atenção com as associações de sono.

As associações de sono podem atrapalhar bastante o sono do seu filho, como o mamar para dormir, relar em alguma parte da mãe, etc. Essas associações podem se tornar uma dependência para a criança, sendo necessário revisar os elementos que a envolvem e buscar a melhor solução para você. Em caso de tentar retirar a associação, é importante trabalhar com bastante calma e de forma gradual, principalmente em casos de mais de uma associação. Em casos de mais de uma associação, busque retirar uma de cada vez. 

Dicas para seu filho dormir bem – Correções graduais

Como vimos, as dicas para seu filho dormir bem são importantes para causar uma melhoria efetiva e duradoura no sono da criança. Sobretudo, esses pequenos detalhes podem afetar diretamente o sono do seu filho e causar grandes problemas dentro da sua casa, prejudicando até mesmo o sono de sua família. É bastante comum escutar histórias de que pais mudam de quarto por conta dos inúmeros despertares da mãe durante a noite.

Nesses aspectos, é fundamental iniciar as correções e os ajustes de maneira gradual e sem forçar a criança a nada. Sobretudo, tomar atitudes precipitadas e sem recomendações pode ser um grave problema. Gerar desconforto para a criança e possibilitar a entrada de novos problemas no cotidiano dela não é uma boa escolha.

Portanto, foque sempre em correções graduais e da maneira mais leve possível, fortalecendo o vínculo entre você e a criança. Além das correções graduais, essas correções devem acontecer de maneira conjunta, formando um leque de alterações necessárias para o sucesso. Na enorme maioria das vezes, crianças que apresentam problemas de sono requerem que alguns elementos sejam ajustados nos seus hábitos, e não apenas um único.

Em suma, foque sempre em buscar a ajuda de pessoas capacitadas e que tem grande experiência no assunto. Nosso curso apresenta de maneira bastante clara e objetiva diversos caminhos para você melhorar o sono do seu bebê. Com inúmeras famílias atendidas e felizes com o resultado, esperamos que você também se junte a nós! Clique abaixo e confira nosso curso!


Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x