Muito estudada e comentada por especialistas, a melatonina é também chamada de hormônio do sono por muitas pessoas. Problemas relacionados a noites mal dormidas, seja por falta de sono ou algo parecido, afetam milhões de brasileiros todos os dias. O público afetado é bastante variado, indo desde de bebês até adultos.

Na maioria dos casos, o problema em pegar no sono pode estar associado a rotina agitada, estresse, preocupações, entre outras coisas. Entender o funcionamento e o que é a melatonina, pode ser bastante útil para você conseguir sanar algumas dúvidas.

Realizar uma higiene do sono e mudar alguns hábitos que interferem diretamente na qualidade do sono pode fazer total diferença. Nesse artigo, explicaremos da melhor maneira o que é a melatonina e como ela funciona em nosso organismo. Fique com a gente e confira boas dicas para melhorar o seu sono ou o sono de seu filho.

Melatonina: o que é esse hormônio do sono?

Para explicar melhor o assunto, importante sabermos onde a melatonina é produzida e como ela age. O hormônio do sono é produzido de maneira natural pela glândula pineal, que fica localizada em nosso cérebro. Ela tem influência direta na regulação do sono, aumentando sua produção com o anoitecer.

Com a regulação do relógio biológico, muitas pessoas melhoram suas noites de sono e conseguem dormir melhor. Esse relógio biológico tende a explicar o porque os níveis de melatonina durante o dia são mais baixos e a noite são mais altos.

Com os níveis de melatonina ideais de acordo com a faixa etária de cada pessoa, a noite de sono tende a ser mais tranquila e a disposição durante o outro dia é bem melhor.

Influências para a produção de melatonina

Muito influenciada pela iluminação, a melatonina sofre bastante nos casos em que a pessoa fica muito tempo a noite no celular, computador ou televisão. Com a diminuição da iluminação, o corpo entende que o dia está acabando e começa produzir níveis maiores de melatonina.

Portanto, insistir em luz forte no rosto no período noturno pode ocasionar problemas em nosso sono, prejudicando a produção de melatonina. Outro ponto importante para observar é que, a produção de melatonina é bastante diferente em relação a faixa etária. Em suma, pessoas de mais idade podem sofrer com problemas para a produção desse hormônio do sono e crianças podem ter mais facilidade para isso.

hormônio do sono

Venda de melatonina: fique atento

Quase todo mundo já deve ter observado que existe a venda de melatonina em farmácias. Entretanto, o medicamento precisa de prescrição médica, sendo necessário ficar muito atento com isso, dividindo opiniões de especialistas até hoje.

Muitos dizem que sua prescrição deve ser feita apenas em último caso, quando o problema está mais grave. Ela é muito usada com idosos e trabalhadores noturnos. Entretanto, seus pontos positivos também são interessantes, comprovando que a melatonina sintética consegue regular o sono.

Um ponto para se observar na prescrição da melatonina é em relação as doses. Não há nada definindo a dose certa para cada organismo, variando bastante de pessoa para pessoas. Por isso, é de suma importância o acompanhamento de um médico responsável capacitado na área.

Quais os benefícios do hormônio do sono?

Com um funcionamento adequado e regular do hormônio do sono, os benefícios para o organismo são enormes. No dia seguinte a uma boa noite de sono, você consegue sentir uma expressiva melhora na produtividade e no seu nível de estresse. É fato que, para que os benefícios sejam contínuos e expressivos, deve-se manter bons hábitos e saber trabalhar ainda mais o controle do uso de aparelhos eletrônicos durante a noite.

Em casos de crianças, a melatonina pode sofrer com os níveis de cortisol, quando a criança fica agitada na hora de dormir, ocorrendo uma “disputa” entre os dois hormônios, por isso, seguir dicas de profissionais para melhorar o sono do seu filho realmente faz a diferença. A melatonina tem papel muito importante em nossas vidas, porém para que sua noite de sono seja realmente efetiva e boa, você deve se atentar aos diversos detalhes externos.

Dicas para dormir melhor

Em suma, para você melhorar sua noite de sono, conseguindo um sono reparador e que terá grande importância na sua produtividade no dia seguinte, é muito importante seguir as diversas dicas para trazer melhorias na sua rotina e, posteriormente, em seu sono.

Sobretudo, o hormônio do sono tem grande importância em diversos aspectos, porém você depende de uma série de outros hormônios e condições emocionais para um bom descanso. Focar na prática de educação física regularmente, estabelecer um horário para dormir, gerando mais conforto e segurança para o corpo, evitar o uso de celular ou televisão próximo do horário de dormir, entre outras coisas. Esses detalhes são importantes, independente da faixa etária de estudo.

Acima de tudo, sempre entenda que a qualidade do seu sono torna-se importante para uma vida saudável, seja para repor as energias ou absorver conhecimento.

Curso Ensinando a Sonhar

As dificuldades para dormir bem acompanham qualquer faixa etária e fazem muitas famílias terem dor de cabeça com isso. Se tratando de nossos filhos, o assunto é ainda mais grave, muito por conta de nossa insegurança e dificuldade de se comunicar com a criança.

No caso de bebês ou crianças pequenas, mantenha uma rotina bastante alinhada durante o cotidiano, favorecendo um sono restaurador e contínuo. O Curso Ensinando a Sonhar traz de maneira bastante clara e objetiva diversos pontos para melhorar o sono do seu filho, trazendo tranquilidade e sossego para dentro de sua casa.

Em suma, já ajudamos mais de 8.000 mães que viveram situações complicadas com o sono dos filhos e que já estavam sem esperanças por acharem já ter tentado de tudo, sem sucesso! Confira o link abaixo e entenda melhor sobre o nosso trabalho.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x