As janelas de sono dos bebês é um assunto bastante importante e que muitas mães ainda não conhecem, seja por falta de interesse ou até mesmo por desconhecimento total do assunto. Entretanto, saber sobre isso auxilia a mãe em diversas questões, principalmente em relação as dúvidas sobre o sono dos pequenos. Ainda mais com a pouca idade, a janela de sono do bebê de 4 meses é bastante característica e deve ser respeitada.

Falando nisso, é importante explicar de maneira clara o que significa uma janela de sono. A janela de sono é o tempo que a criança permanece acordada entre uma soneca e outra, variando conforme sua idade. Sobretudo, também acontece uma variação entre as crianças da mesma idade, mas geralmente, não passam de 15 minutos.

Nesse artigo, falaremos de maneira bastante clara e esclarecedora sobre a janela de sono do bebê de 4 meses, com dicas, informações e curiosidades.

Por que é importante respeitar a janela de sono do bebê?

Essa é uma das principais perguntas feitas pelas mães que não entendem muito bem do assunto, visto que, muitas acabam desprezando essas janelas e querem ter seus filhos mais tempo acordado, ficando com dúvidas em relação ao tempo em que o bebê pode dormir, entre outras coisas.

Entretanto, não respeitar essa janela de sono do bebê pode acarretar diversos problemas com a saúde do mesmo e com o estresse diário. Em suma, se o bebê passa mais tempo acordado do que ele deveria, seus níveis de cortisol aumentam e dificultam ele a pegar no sono. O cortisol trate-se do hormônio responsável pelo estresse, ficando em níveis mais elevados e prejudicando bastante o bebê.

Então, muitas mães acabam tendo dúvidas e pensam que, quanto mais tempo o bebê ficar acordado, mais sono ele terá. Porém, a lógica não é bem essa, como explicamos através do cortisol.

Por isso, respeitar a janela de sono do bebê de 4 meses, ou de qualquer idade, tornou-se fundamental para trazer uma boa qualidade de vida para o bebê. Conhecer sobre o assunto auxilia diversas mães a tomarem atitudes corretas nesses momentos e não terem dúvidas no que fazer.

Janela de sono do bebê de 4 meses

Janela de sono do bebê de 4 meses: desafios e rotina

Essa é uma fase da vida do bebê ainda bem complicada, pois sua idade é bastante pequena e, entender seus sentimentos e angustias, pode ser um desafio. Porém, com poucos dias as mães vão pegando prática e tudo acaba acontecendo mais naturalmente.

Nessa idade de 4 meses, o sono do bebê começa levemente a regular, tendo um maior padrão, em relação aos meses anteriores. Nessa fase, a maioria dos bebês tem 3 sonecas, passando a ficar mais acordado durante o dia e tendo um sono a noite mais contínuo.

O tempo total de sono para um bebê nessa idade pode variar entre 12 a 14 horas por dia, sendo geralmente 10 horas durante a noite, com 2 ou 3 paradas para amamentar e, 3 ou 4 horas de sono durante o dia, em 3 sonecas.

Sendo assim, é interessante a mãe começar a traçar uma rotina para o seu filho, incluindo horários para dormir a noite, respeitar o período de soneca, trazer conforto durante o sono do bebê, entre outros diversos quesitos. Além disso, salientamos que, essa fase é um período de grandes mudanças e fortes desafios para a mãe, no qual ela começa conviver com um bebê maior e, com isso, maiores são os desafios.

Como observar o tempo da janela de sono do bebê?

Como vimos, a janela de sono do bebê varia conforme acontece seu crescimento, quanto maior sua idade, maiores são as janelas, variando cerca de 15 minutos entre cada criança. Portanto, sabendo que a janela de sono do bebê de 4 meses é de 2 horas em média, é interessante a mãe começar a prestar bastante a atenção quando esse tempo está próximo.

Caso o bebê tenha sinais que está querendo dormir, recomendamos o levar para a cama e colocá-lo em posição confortável para dormir, em um lugar tranquilo, sem barulho, iluminação baixa, etc. Caso o bebê já durma imediatamente, você observará que realmente esse é o período de janela de sono dele e fará os devidos ajustes.

Inclusive, é muito bom observar possíveis sinais de irritação no bebê, enquanto ele ainda estiver acordado. Isso pode dizer muito sobre suas janelas de sono e, talvez, uma irregularidade no tempo. Um bebê muito irritado é sinal que sua janela de sono já se passou ou está se aproximando.

Rotina do bebê: um importante passo para o sucesso

Conhecendo as janelas de sono do seu filho e, os horários para o seu sono, torna-se interessante que toda família monte uma rotina. Isso facilita seu descanso e ajuda também os próprios pais com os deveres.

Com essas informações do sono do bebê, você consegue garantir que ele tenha o sono necessário para um desenvolvimento saudável e prazeroso. Tudo isso, criando uma rotina de sono simples e prática.

Entretanto, quando for criar uma rotina para o bebê, leve em consideração que o sono diurno da criança demora mais tempo para se estabilizar. Isso pode levar a diversas erros, e variações de horários, até realmente estabelecer um padrão.

Concluindo, conseguir estabelecer uma rotina e práticas saudáveis para o seu filho, principalmente nas horas de sono, tornou-se um passo crucial para o seu desenvolvimento. Caso haja dúvidas, ou preocupações rotineiras, recomendamos procurar profissionais capacitados para o auxílio.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x