Entender as janelas de sono do seu bebê tornou-se um passo fundamental para ajudar em seu desenvolvimento e na sua evolução saudável. Pode parecer simples, mas o sono dos nossos filhos é um dos assuntos que mais geram dúvidas e discussões entre mães pelo Brasil. Para uma mãe, por exemplo, entender a janela de sono do bebê de 6 meses pode ser um desafio ainda, devido as grandes transformações que a criança tem com pouco tempo de vida.

Nesse artigo, buscaremos esclarecer da melhor maneira as janelas de sono dos bebês com o passar do tempo, o por que devem ser tão respeitadas e como as mães devem tratar toda essa situação. Fique com a gente e tire suas dúvidas de um assunto prático para todas as famílias.

Como a janela de sono pode variar com o passar dos meses?

Sabemos que, o sono de uma bebê recém-nascido e de um bebê de 6 meses é bastante diferente e deve ser entendido pelas mães. Em relação aos recém-nascidos, sabemos que eles dormem muito, compreendendo a maior parte do período noturno e a maior parte do período diurno, acordando apenas para a alimentação a cada 2 horas, em média.

Entretanto, observar esse fato para bebês de 6 meses, nota-se uma grande diferença de tempo, duração de sono e das janelas. A janela de sono do bebê de 6 meses fica em média de 2 horas, dormindo 11 horas e mais 2 sonecas de, geralmente, 2 horas. Em suma, a diferença é bem grande para os recém-nascidos, e os pais devem ter noção da evolução e saber compreender da melhor maneira.

Entretanto, deixamos claro que todos os bebês são únicos, não devendo haver comparações entre bebês de amigas, etc. Observe como o seu filho está se comportando perante aos momentos de sono e aos momentos de janela de sono. Ter a consciência de que o sono do seu pequeno está bem, torna-se um fator fundamental para pensar a frente e planejar novas etapas.

Janela de sono do bebê de 6 meses: principais mudanças em relação as idades passadas

Já com 6 meses de vida, o bebê passa a mudar bastante seu comportamento, então, torna-se importante a mãe sempre estar atenta, para que consiga trazer o máximo de conforto e prazer para seu filho. Respeitar os momentos de janela de sono da criança é fundamental para o seu desenvolvimento, não devendo extrapolar e nem mesmo forçar ela a algo.

Com 6 meses, o bebê começa a ficar mais teimoso e começa a iniciar diversas atividades que antes não fazia. Querendo ou não, isso muda bastante em sua rotina e, consequentemente, altera o seu sono. Portanto, cabe a mãe sempre estar atenta e não deixar fugir muito da rotina suas horas de sono, de soneca, seus períodos de janela de sono, entre outras coisas.

Durante a janela de sono, busque interagir com seu bebê, fazendo com que ele gaste energia e tenha um descanso melhor durante seu sono. Sobretudo, respeite os sinais de sono da criança e jamais force ele a nada. Em suma, deixar o bebê irritado ou exausto, torna-se um péssimo passo para um desenvolvimento saudável e para o sono restaurador dele.

Janela de sono do bebê de 6 meses

Fatores que podem afetar a janela de sono do seu bebê

Alguns fatores podem afetar diretamente o sono do seu bebê, muitos deles, sem controle por parte dos pais. Os fatores podem ser divididos em fatores familiares/ambientais e fatores relacionados ao tempo.

Certamente, trazer um ambiente propício, um ambiente familiar, uma boa interação entre pais e filhos, bom humor dos pais, entre outras coisas, pode interferir diretamente na janela de sono dos seus filhos. Deve-se ter uma noção do que fazer para ajudar e o que evitar para não prejudicar o seu pequeno. Os momentos de janela de sono são fundamentais para o amadurecimento da criança e desenvolvimento.

Além desses fatores, também existem os fatores que não temos como controlar, como o desenvolvimento do ritmo circadiano a partir dos 3 meses de idade, liberando mais melatonina, um maior controle homeostático do sono, maturação da liberação do hormônio hipocretina, que tem o poder de estabilizar o sono, entre diversos outros pontos.

Portanto, sabemos que a quantidade de sono acaba diminuindo com o passar da idade. Entretanto, nada muito concreto ou tabelado para o primeiro ano de vida do bebê, podendo ser tudo ajustável, desde que funcione corretamente.

Dicas para o bebê dormir bem

Em suma, respeitar os diversos pontos citados no artigo e, acima de tudo, tentar entender como tudo funciona, torna-se fundamental para todas as mães que planejam desenvolver bem seus filhos.

Sendo assim, tentar deixar o sono do bebê o mais relaxante possível, tornou-se um papel fundamental para todas as famílias. Como dica, sempre deixamos aspectos que dependem do ambiente da casa e também, da interação entre família e filho.

Em relação ao ambiente, focar sempre em tentar trazer o máximo de conforto para o bebê, quarto organizado, luz baixa, etc. Porém, cabendo agora aos pais, é necessário traçar uma rotina saudável ao filho. Isso inclui uma regularização de horários, uma boa interação com atividades entre pais e filhos, transmitindo segurança e conforto, entre outras coisas.

Portanto, entender o sono do seu bebê e as janelas de sono que ele realiza, é um passo bastante complicado, principalmente para as mães de primeira viagem. Então, torna-se muito necessário o estudo e a convivência com o seu filho para tudo caminhar bem. Porém, em casos mais complicados ou em que a mãe não sabe a atitude que toma, recomendamos a busca por profissionais capacitados da área.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x