Os despertares noturnos são uma forma do corpo sinalizar algum desajuste, mas você sabe identificar quais elementos estão contribuindo pra este desequilíbrio no caso do seu filho?

Primeiro é preciso saber quais elementos são estes, entendê-los, adotar uma postura investigadora olhando para a realidade atual de vocês, para então traçar um plano claro do que precisa ser ajustado. Geralmente as causas dos despertares noturnos estão relacionadas a janelas de sono ruins, sonecas incipientes, desconforto térmico (frio ou calor), fome, superestimulação, hábito ou questões emocionais.

Muitos pais me procuram pedindo “uma dica” para ajustar o sono dos filhos, pois não entendem que o sucesso de noites bem dormidas vem do resultado de uma verdadeira “engrenagem” entre cada um dos ângulos acima pra que se colha os frutos no sono diurno e noturno e, por isso, CADA UM desses ângulos precisa ser avaliado no dia a dia durante toda a infância, e não apenas durante o período onde se busca ajustar o sono.

É comum que a razão de um sono ruim seja uma combinação de vários destes ângulos e é LINDO assistir quando os pais entendem estes aspectos e começam a fazer os ajustes necessários pra que pouco a pouco colham os frutos. Pra mim é um prazer enorme quando me dizem “eu agora conheço melhor meu filho, entendo as necessidades dele e sei interpretar muito melhor o que ele quer, porque entendi todos os aspectos relacionados ao sono”. E parecem aspectos relacionados apenas ao sono, mas quando os pais os colocam em prática, percebem que a alimentação e o nível de energia para as atividades também se beneficiam.

Costumamos dizer que trata-se de um “quebra-cabeças diário”, onde temos que encaixar cada um dos aspectos do início deste texto pra que a criança cresça de forma saudável.

Assista ao vídeo abaixo, onde explicamos mais sobre os despertares noturnos frequentes na rotina do bebê:

 

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x