A amamentação para recém-nascidos é uma atividade muito importante para o desenvolvimento dos bebês e para o contato entre mãe e filho. O leite materno contém inúmeras propriedades que fazem total diferença no crescimento dos pequenos, contendo minerais e nutrientes necessários para um crescimento saudável. Além disso, conhecer posições para amamentar recém-nascido é um papel fundamental para uma prática saudável, tanto para a mãe e para o bebê.

Nesse artigo, falaremos de maneira bastante clara a respeito de algumas posições para amamentar recém-nascido e a importância de segui-las, visto que, muitas mães encontram sérias dificuldades nesse aspecto.

Conheça as posições para amamentar recém-nascido

Antes de falarmos a respeito das principais posições para amamentação, deixamos claro que toda mãe e filho são únicos, podendo acontecer de algumas posições não se encaixarem de maneira legal para algumas.

Isso é normal e pode acontecer, não tendo que ser levado por um lado negativo. Sobretudo, podemos citar algumas coisas básicas que devemos ter atenção, antes de iniciar o papo sobre as posições.

Em suma, a mãe e o bebê devem estar confortáveis, independentemente da posição. Evite também ficar levantando para pegar algo, certifique-se sempre que tudo está ao seu alcance, para não ter maiores problemas. Então, podemos iniciar o papo sobre as posições para amamentar recém-nascido.

posições para amamentar

Posição tradicional

Como o próprio nome diz, essa tornou-se a posição mais utilizada por muitas mães. Geralmente, é a primeira a ser ensinada e a mais praticada, porém mesmo assim ainda surgem dúvidas sobre a mesma.

Nessa posição o bebê fica todo na altura do seio da mãe, alinhado com o corpo. Recomendamos sempre observar se o corpo do bebê está torto, ou até mesmo com o pescoço torto. Isso pode causar grandes problemas no futuro.

Nessa posição, um grande auxiliador pode ser as almofadas de amamentação, ou até mesmo travesseiros, caso você não tenha. Sobretudo, fique atento também a sua postura. Muitas mães acabam curvando demais as costas, gerando dores e complicações.

Posição invertida

Para as mães que têm gêmeos, essa é uma posição que sempre recomendamos. Entretanto, para quem tem apenas um filho, essa posição também funciona bastante e torna-se muito confortável. Nessa posição você consegue descansar e ter momentos agradáveis com seu filho.

Na posição invertida, os pés do bebê ficam na direção das costas da mãe, e o umbigo na direção do tronco materno. Utilizar algum suporte, como almofadas ou almofadas de amamentação facilita ainda mais no momento.

A mão da mãe ficará apoiando a cabecinha do bebê e seu braço apenas dará suporte ao pequeno. Esse suporte na coluna da criança é muito importante e deve ser feito de maneira inteligente.

Acima de tudo, busque estar em um local agradável para você e que você se sinta confortável. Evite sofás apertados, cadeiras ruins, entre outras coisas.

Posição do cavalinho

Para quem tem filhos com dificuldades de pegar no peito, essa posição tornou-se uma das mais indicadas com o passar do tempo. Dentre as posições para amamentar recém-nascido, a posição do cavalinho faz com que o bebê consiga abocanhar com mais facilidade a aureola, trazendo pouco esforço para o pequeno e muito conforto.

Para a mãe, entretanto, não consideramos uma das posições mais agradáveis, pois ela terá que sustentar a cabeça e o bumbum do bebê. Em suma, o bebê sentará na coxa da mãe, com as pernas abertas e a mãe deve sustentar sua cabeça e seu bumbum de maneira eficiente.

Não recomendamos fazer força ao segurar a criança, apenas dê o suporte necessário para não deixar o bebê solto. Sobretudo, essa posição recomenda-se para mães com seios volumosos e que sofrem com fissuras ou rachaduras.

Posição deitada

Com o passar do tempo, a posição deitada recebeu diversas críticas, por conta de possíveis acidentes que podem acontecer durante a amamentação. Acima de tudo, é necessário ter atenção em quaisquer que sejam as posições para amamentar recém-nascido.

Jamais você deve amamentar o seu filho nessa posição, enquanto estiver dormindo, pois pode acontecer de você deitar por cima do seu filho, esmaga-lo, entre outras coisas. O momento de amamentação deve ser levado a sério e deve ser feito enquanto a mãe está acordada. Em suma, nunca faça algo em que não se sinta seguro para isso.

Em relação a posição em si, é uma posição bastante simples e prática. A mãe se deita ao lado do bebê, de frente para ele. Com cuidado, deve-se ajustar a cabeça do bebê na reta dos seios, para que aconteça a pegada correta para a amamentação.

Portanto, conclui-se que é uma posição bastante confortável e que, se feita com cuidado e dedicação, não demonstra nenhum problema para você ou para a criança.

Conclusão

Como vimos, as posições para amamentar recém-nascido variam bastante e devem ser praticadas com muita cautela, pois envolvem um bebê que tem pouco tempo de vida e ainda consideramos muito frágil. Estudar e entender todas as posições torna-se uma obrigação para todas as mães, a fim de trazer mais conforto para os filhos e para si mesmo.

Em suma, ouvir opiniões de especialistas nesse assunto e saber a hora de tomar alguma decisão, torna-se crucial para o desenvolvimento de nossos filhos. Então, sempre tome atitudes pensadas e recomendadas por pessoas da área, jamais faça algo que ouviu dizer e que não tem certeza. Pequenos detalhes podem prejudicar a evolução do seu filho e até mesmo a sua, levando consequências para um futuro próximo.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x