Ter um bebê em casa é sinônimo de grandes desafios e mudanças constantes. Praticamente toda semana nosso filho acaba aprendendo uma coisa nova e se desenvolve com o passar do tempo, tudo bem na frente dos nossos olhos. Esse período de grandes mudanças e aprendizados, é chamado de saltos de desenvolvimento, que iremos discutir nesse artigo. Fique com a gente e confira o que são os saltos de desenvolvimento, qual atenção ter nessa época, entre outros conteúdos valiosos!

O que são os saltos de desenvolvimento?

Os saltos de desenvolvimento são fases na criança em que acontece um desenvolvimento e amadurecimento do cérebro, chamado de desenvolvimento neurológico. Nessa fase, o bebê consegue adquirir diversas habilidades que podem ser reconhecidas facilmente pela mãe.

As habilidades de sentar, rolar, segurar algum objeto, entre outras coisas, são bastante claras e acontecem após inúmeras tentativas por parte do bebê. Entretanto, é importante deixar claro que, cada bebê age de maneira independente, portanto não é uma regra que em determinado mês ou idade o bebê irá desenvolver tal habilidade.

Qual a diferença entre saltos de desenvolvimento e picos de desenvolvimento?

Como já citamos, os saltos de desenvolvimento podem relacionar-se mais a parte cerebral da criança, com desenvolvimento e amadurecimento do cérebro, aprendendo uma nova habilidade. Já em relação aos picos de desenvolvimento, a maior relação é com o corpo físico da criança.

Nessa fase, é mais fácil notar um crescimento rápido no bebê, seja em peso ou tamanho. É bastante comum o bebê querer se alimentar mais nessa época, aumentando o número de mamadas e de refeições. Nessa fase, deve-se ter muita atenção com a alimentação do bebê, pois uma dieta desequilibrada pode prejudicar o desenvolvimento da criança.

saltos de desenvolvimento

Saltos de desenvolvimento e o sono da criança

Quando falamos de saltos de desenvolvimento de uma criança, nota-se essa nova habilidade adquirida por ela e a agitação que toma conta da mesma. Quando esse amadurecimento do cérebro acontece, a criança passa a ter uma necessidade um pouco menor de dormir durante o dia. Com isso, todo grande salto de desenvolvimento de uma criança, faz ela reduzir um pouco a quantidade de sono que ela precisa ter durante o dia.

Com isso, é de suma importância os pais irem ajustando a rotina da criança conforme ela cresce, pois essa quantidade de sonecas necessárias para a criança vai reduzindo ao longo da infância. Portanto, são nesses casos em que acontecem os maiores problemas com rotina nas crianças, pois os pais dificilmente conseguem alinhar uma rotina correta com as novas necessidades de soneca da criança.

A necessidade que a criança tinha de soneca antes do salto de desenvolvimento é diferente da necessidade que ela tem de sonecas após o salto de desenvolvimento. Nesses pontos, devem haver adaptações em suas rotinas, tornando o processo mais saudável para a criança. Caso contrário, a criança começa a lutar contra o sono, ficar mais estressada, fica mais agitada, entre outras coisas.

Salto de desenvolvimento importante no primeiro ano de vida da criança

No primeiro ano de vida da criança, acontecem diversos saltos de desenvolvimento. Sobretudo, entre o terceiro e quarto mês, geralmente, acontece um grande salto. Portanto, nessa fase acontece uma mudança grande neurológica, interferindo diretamente no sono, iniciando as fases do sono cada vez mais parecidas com os adultos, sendo mais complexas. Sendo assim, a quantidade de sono leve que o bebê tem é maior, acontecendo um maior número de despertares, seja por diversos motivos. A criança passa a ficar mais sensível a diversos aspectos, bastante diferente de recém-nascidos que conseguem dormir tranquilamente em qualquer lugar.

Em relação aos despertares, um exemplo bastante prático é em relação as associações de sono, que antes poderiam não fazer tanta diferença, porém nessa fase já começam a atrapalhar seu descanso, por exemplo. As mais comuns são a chupeta, o balanço para dormir, a amamentação para dormir, etc.

Amadurecimento da visão do bebê

Nesse momento de saltos de desenvolvimentos, é muito comum você começar a observar as crianças atentas a diversas coisas na casa, seja ao cachorro, a televisão, ou até mesmo algo na parede. Com esse amadurecimento da visão, a criança começa a prestar atenção em tudo e até mesmo tem problemas em concentrar para mamar, pois quer acompanhar tudo o que está se passando em volta. Vale destacar uma boa dica nesse caso, colocar um pano estampado e colorido na altura do pescoço, pode ser uma boa alternativa para prender a atenção do bebê e conseguir fazer ele mamar de maneira mais tranquila.

Entretanto, com tantos estímulos que a criança encontra para observar e prestar atenção em tudo, ocorrem muitos problemas na hora de fazê-la dormir. A criança encontra-se bastante agitada e desacelerar a mesma nesses momentos pode ser complicado.

O foco é reduzir os níveis de estímulos da criança e você assumir esse controle, pois caso dependa apenas da criança, fica complicado. Por isso, tentar assumir esse controle e colocar limites para o bebê é fundamental para que isso não vire uma luta contra o sono futuramente.

Rotina do bebê

Com os diversos saltos de desenvolvimento de uma criança, a reclamação mais comum que ouvimos é que a criança teve sua rotina desajustada. Portanto, como a criança está aprendendo muita coisa e quer se manter conectada com tudo, deve-se tentar ponderar e manter um certo controle relativo.

O processo para ajustar uma rotina tem que ser gradual e com muita paciência, trazendo conforto e o mínimo de estresse possível para o bebê. Então, para o corpo dormir de maneira tranquila, deve ter acontecido um preparo correto para isso, com práticas saudáveis que ajudam no momento.

Entretanto, muitos pais imaginam que privar seu filho de ambientes com muitas informações podem prejudicar seu desenvolvimento. Porém o aconselhável é sempre achar um equilíbrio para estimular no período certo, conservando os tempos de descanso e de sono noturno.

Nós já vivemos isso na pele, daí fomos atrás da solução. Estudamos e nos profissionalizamos para ajudar outras mães que como você, também sofriam muito com os saltos de desenvolvimento. Em suma, hoje já são mais de 8.000 famílias que tiveram seu sono restaurado após contarem com a nossa ajuda. Conheça nosso curso abaixo:

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x