Um dos maiores medos dos pais é o de que a criança troque o dia pela noite e acredita-se que a solução para isto seja manter o bebê dormindo no claro durante o dia pra que ele aprenda a diferenciar o dia da noite… será mesmo que esta é a solução correta?

Os bebês têm uma necessidade média de horas de sono que varia por idade e, se um bebê extrapolar a quantidade de sono diurno recomendada para a idade, é bem possível que seu sono noturno seja impactado. Para evitar isto, o recomendado é que os pais acordem o bebê caso ele durma além do necessário. Normalmente, quando a criança quer dormir muito além do que precisa durante o dia, é sinal de que ela não está descansando bem durante a noite (precisando compensar durante o dia o sono perdido da noite). Isto pode estar ocorrendo por conta da criança:

(1) estar dormindo à noite um tempo total menor do que o necessário para a idade e/ou

(2) porque ela desperta várias vezes durante a noite e com isto não descansa o suficiente e/ou

(3) porque a rotina diurna está ajustada.

Além disto, as sonecas são um anexo da noite e, portanto, a maioria delas precisa ser feita como no sono noturno: num local tranquilo e favorável ao sono (escurinho – SIM SONO SE “FAZ” NO ESCURO pra que seja de qualidade!).

É sim muito importante expor a criança à luz solar, pois além de ajudar a regular o relógio biológico, é importante para o bem-estar, porém esta exposição deve ocorrer nos momentos de atividades, após o despertar da manhã e das sonecas, e não durante o sono. Desta forma você preserva as sonecas sem o risco do seu filho trocar o dia pela noite. A exceção desta recomendação são os recém-nascidos que podem precisar ser expostos à luz solar por um período mais longo durante o dia para ajustar seu ritmo circadiano, caso eles estejam trocando o dia pela noite. O ritmo circadiano do bebê só entra em funcionamento por volta da 6ª semana de vida e alguns bebês precisam de mais exposição à luz solar para ajudar neste sentido, avalie se este é o caso do seu bebê.

Deixe um comentário

avatar
500
  Inscrever-se  
Notificar de