Conhecer e entender o sono dos nossos filhos é um papel muito importante para todas as mães. Tanto o sono como as janelas de sono, tornam-se fundamentais para o desenvolvimento de nossos filhos, seu bem-estar durante o dia e para sua saúde. Um jeito bastante interessante e fácil de estar por dentro desse assunto, é através de uma tabela da janela de sono do bebê, com dados variando de acordo com a idade.

Certamente, devemos sempre buscar entender e colocar em pratica as técnicas que permitem um sono mais restaurador e saudável para nosso filho, agregando valor ao mesmo. Com isso, um fator muito importante e que muita gente desconhece, é a respeito da janela de sono dos bebês, desde os recém-nascidos, até os primeiros anos de vida.

Nesse artigo, buscamos esclarecer e deixar de fácil entendimento, as diversas questões que envolvem o sono do bebê, sua janela de sono, local ideal para dormir, entre outras coisas.

Qual a importância da janela de sono?

Muitas mães tem dúvidas sobre o assunto e preferem deixar batido, não tratando esse assunto com a devida preocupação que ele deve ter. As janelas de sono, acima de tudo, interferem diretamente na vida dos bebês e também na das mães.

Elas ajudam a organizar e entender o ritmo de nossos filhos, o período em que estão acordados entre as sonecas. Sobretudo, devemos seguir as diversas recomendações e sugestões das durações dessas janelas de sono, sendo um ótimo indicador para o cansaço de seu filho.

Ela ajuda a identificar e avaliar se seu filho está ficando acordado mais do que o recomendado para a sua idade, auxiliando a regular as sonecas e, certamente, melhorando seu sono durante o período noturno.

Em suma, levar em conta todos esses fatores e ter um ritmo saudável para colocar a criança para dormir, facilita bastante para os pequenos. Com o passar do tempo a criança vai entendendo que as determinadas ações estão associadas ao seu momento de dormir, pegando mais facilmente no sono e, tendo um descanso mais saudável e restaurador.

Tabela da janela de sono do bebê: evolução com o passar da idade

A tabela da janela de sono do bebê é um item muito importante e que muitas mães acabam se baseando para tomar alguma atitude. Em suma, isso tornou-se recomendado, principalmente por conta das diversas dúvidas que as mães acabam tendo com seus filhos.

Entretanto, não devemos levar a risca todos os períodos de janela de sono, quantidades de soneca, entre outras coisas, que a tabela demonstra. O ideal é sempre buscar um equilíbrio que faça bem para o seu filho, acima de tudo, com acompanhamento profissional sempre que preciso.

Tratar as janelas de sono e o próprio sono do bebê como algo importante para a sua saúde, é o primeiro passo para qualquer mãe ter uma consciência limpa com o desenvolvimento do seu pequeno.

A seguir, deixamos uma tabela que exemplifica bem a quantidade de sonecas, o tempo das janelas de sono e a idade das crianças. Em suma, você vai perceber que com o passar dos meses, a quantidade de soneca vai diminuindo e o tempo da janela de sono vai aumentando, ficando evidente que os recém-nascidos, acabam dormindo bem mais.

tabela janela de sono

Respeite os sinais de sono do bebê

Tornou-se muito comum muitas mães tentarem deixar seus filhos mais acordados do que o recomendado. Isso tudo, muito por conta de comentários de amigas, conselhos de outras mães, entre outras coisas. Sobretudo, devemos sempre ouvir os especialistas no assunto e seguir o que é cientificamente correto.

É crucial respeitar os momentos de sono do seu filho. Respeitar as janelas de sono do bebê ajudam o mesmo a ter disposição durante o dia a dia e facilita seu sono noturno. Tentar manter o bebê acordado, certamente, vai facilitar para deixar o bebê ainda mais cansado, irritado e com choro excessivo.

Por conta disso, ao menor sinal de sono, leve o seu bebê para a cama, sendo ela um local bastante reservado, de baixa iluminação e com a menor quantidade de ruídos possíveis. Respeitar essas fases do bebê ajudam no desenvolvimento e na sua saúde, além de auxiliar indiretamente na vida dos pais.

Em suma, respeitar os sinais de sono, com o auxílio da tabela da janela de sono do bebê, cria indiretamente uma rotina saudável. Uma rotina regrada a bons momentos de interação entre mãe e filho. Entretanto, também com momentos de extremo relaxamento e sono para a criança, que é fundamental em certos momentos de sua vida.

Quais os sinais que o bebê pode demonstrar quando está com sono?

Algumas mães enfrentam dificuldades para associar e identificar quando seu bebê está com sono. Entretanto, existem muitos sinais que são bem fáceis de qualquer pessoa perceber, que não podem passar batido.

O ato de coçar os olhos, ficar mais irritado, ficar bocejando, entre outras coisas, são sinais de que o bebê está pedindo berço. Com isso, acostume seu filho a dormir de maneira independente no berço. Isso facilita sua interação com o local e faz uma associação ao momento de dormir.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x